Alunos e Professores do PPGEA participam do XXII SINAFERM e XIII SHEB

por PPGEA FEQ
Publicado: 11/09/2019 - 17:02
Última modificação: 11/09/2019 - 17:03

Objetivando reunir profissionais que atuam nas várias etapas dos Bioprocessos, campo de investigação multidisciplinar em expansão na ciência brasileira, a Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia sediou, de 28 a 31 de julho, o XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) e o XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB).

A Engenharia de Alimentos, do Campus Patos de Minas da UFU, foi muito bem representada no evento, desde a participação na organização até a exposição de trabalhos de docentes, discentes da graduação e discentes da pós-graduação.

O trabalho da discente Amanda Gonçalves Silva, do Curso de Mestrado em Engenharia de Alimentos, foi  premiado como melhor trabalho apresentado na forma de pôster no eixo temático Biotecnologia na Produção de Alimentos, Bebidas e Cosméticos. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Eletroanalítica Aplicada à Biotecnologia e Engenharia de Alimentos (LEABE), sendo orientado pela Profa. Dra. Líbia Diniz Santos e pelo Prof.  Dr.  Diego Leoni Franco.  Segundo a aluna, “o   trabalho   é   de   grande   relevância por   abordar   o desenvolvimento de uma nova metodologia de baixo custo para monitoramento de tiramina em bebidas em foco para vinhos tintos. A tiramina é uma amina biogênica que está presente principalmente em alimentos fermentados, como cervejas, vinhos e queijos, e quando ingerida em elevadas concentrações tem efeitos adversos ao organismo, como enxaquecas, palpitações cardíacas, vômitos e diarreia”.

Questionado sobre a importância do evento, o aluno Carlos Johnantan Tolentino Vaz, do Mestrado em Engenharia de Alimentos, respondeu “como eu trabalho no mercado, e permeio na academia, é muito importante estar atrás de inovações tecnológicas em todos os nossos campos de atuação. A área de bioprocessos e processos enzimáticos, que são a matriz do congresso nos permite entender um pouco o estado da arte de cada uma das linhas de pesquisa, os principais produtos da fermentação produzidos e também os processos nos quais estão sendo aplicados. O mercado, principalmente o  agropecuário  e  agroindustrial, urge por inovação, redução de custos, aumento de qualidade e de produtividade nos processos”.

Cristiane Vieira Camargos, também aluna do Mestrado, completou: “O  Sinarfem  propiciou  o  conhecimento  de  diversas  pesquisas  em  andamento,  o compartilhamento e  intercâmbio de  experiências,  formação  de novas ideias,  além  de aguçar a curiosidade e interesse para diversos temas antes desconhecidos”.

Alguns dos trabalhos apresentados:

Optimization of electrochemical detection of tiramine using low cost electrodes

Autores: Amanda  Gonçalves  da  Silva,  Ubirajara  Coutinho  Filho,  Diego  Leoni  Franco  e  Líbia Diniz Santos

Bacillius Licheniformis Β-Galactosidase Immobilization in Amberlite XAD761 and Duolite A568

Autores: Carla Zanella Guidini, Lilian M. Kuribayashi, Mariana A. Nunes, Miriam M. de Resende, Larissa N. S. S. Falleiros, Milla G. dos Santos.

Evaluation of the Time of Solid-State Fermentation for Cellulase Production

Autores: Adam G. Arruda, Larissa S. Menezes, Carlos J. T. Vaz, Ubirajara C. Filho, Líbia D. Santos e Carla Z. Guidini

Influence of Enzymatic Concentration and Immobilization Time in the Bacillus Licheniformis Β-Galactosidase

Autores: Carla Zanella Guidini, Lilian M. Kuribayashi, Victoria P. Ribeiro, Miriam M. de Resende, Larissa N. S. S. Falleiros, Milla G. dos Santos.

Sensorial Evaluation of Yellow Bourbon Coffee Fermented in Semi Solid Fermentation and Semi Anaerobic Process

Autores: Carlos J. T. Vaz, Tainara A. Silva, Ubirajara C. Filho, Marta F. Zotarelli, Michelle A. Sentanin and Carla Z. Guidini

Study  of  Sugarcane  Molasses  Fermentation  Supplemented With Salts

Autores: Cristiane V. Camargos, Vitória D. Moraes, Júlia A. Peres, Eloízio J. Ribeiro and Líbia D. Santos