Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos

por Portal PPGEA FEQ
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 18/12/2023 - 20:02
Imagem ilustrativa de extrato de tomates e tomates com os dizeres, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEA), que integra a área de avaliação Ciência de Alimentos, iniciou suas atividades em 2017, com área de concentração em Engenharia de Alimentos e duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Processos e Produtos e Processos Biotecnológicos.

O PPGEA está situado na Região do Alto Paranaíba e na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sendo Patos de Minas o município mais populoso da Região e o terceiro da Mesorregião, que tem se consolidado como polo regional, se destacando na prestação de serviços, sobretudo públicos, atendendo diversas cidades do Alto Paranaíba e do Noroeste Mineiro. A caracterização de Patos de Minas como cidade polo regional gera uma demanda de estudantes de toda a região em busca de ensino superior.

O corpo docente do Programa é formado por Engenheiros de Alimentos, Engenheiros Químicos Nutricionista e Química,  que trabalham em pesquisas diversificadas e, em grande parte, inter-relacionadas. O grupo é formado, em sua maioria, por jovens doutores das principais universidades brasileiras e de diferentes regiões, o que permite  uma troca de conhecimentos enriquecedora. Além disso, há 3 professores de nível A na CAPES, com pesquisas em andamento com alimentos, que trabalham em conjunto com os jovens pesquisadores e, assim, fortalecem e dão suporte para as linhas de pesquisa do Programa.

O objetivo geral do PPGEA é formar profissionais no nível de Mestrado, com sólida formação em fundamentos da Engenharia, na área de concentração Engenharia de Alimentos, habilitados a atuar diretamente em processos industriais ou em funções de gerenciamento nas indústrias de alimentos em geral ou como docentes e pesquisadores em universidades e centros de pesquisa. Objetiva formar recursos humanos com competência na área de Engenharia de Alimentos, dentro do contexto agrário do país, contribuindo assim com o desenvolvimento tecnológico para a produção de alimentos e qualidade de vida da sociedade.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Alimentos é oferecido para graduados em Engenharia de Alimentos. Tendo em vista a questão interdisciplinar, também são aceitos egressos de outros cursos de graduação das grandes áreas “Ciências Agrárias”, “Engenharias” e outras. Neste contexto, o perfil do discente é composto por profissionais que buscam, além da qualificação acadêmica, aprender como incluir a pesquisa existente e aquela que está sendo produzida no seu trabalho cotidiano.

Rua Vereador Chico Filgueira, 33
Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil